segunda-feira, maio 06, 2013

Rio: Covanca: Prazo esgotado para que moradores evacuem suas casas.

Já se passaram 7 dias desde que diversas famílias receberam ordem de abandonar tudo e fugir, para que suas casas seja ocupadas pelos criminosos. O que terá acontecido a elas?



Por Saulo Valley - O Observador do Mundo - Rio, 06 de Maio de 2013 - GMT-3

Ao findar o dia o tempo quente deu lugar ao frio, no Rio de Janeiro. A noite que parecia levantar temores, foi ainda mais assustadora para famílias que vivem na região da Covanca. Até as 21:00 tudo parecia não ter passado de um engano, e aquele aviso de evacuação não podia ser real...

Mas às 22:00 os mensageiros da morte começaram a percorrer as casas para alertar que o prazo havia se esgotado. É dureza, que numa hora destas, não há pra quem pedir socorro. Nem mesmo a mídia pode retirar as vidas inocentes das mãos do tráfico.

Mas a realidade tem que ser enfrentada. Elas precisam levantar no meio da noite gelada e sair sem olhar pra trás, para continuar com vida. A angústia de ter que recomeçar à partir do zero, sem qualquer ajuda do Estado é uma realidade inquietante. Não dá pra viver uma vida tão dura sem ao menos lembrar que a "polícia é para quem precisa"... dizia o Titâns na sua música. Esta realidade se reflete na continuação da frase que diz: "Polícia para... Quem precisa de Polícia?"

Enfim é hora de levantar as barracas e retirar mesmo sem um carro ou caminhão de mudanças, o que é possível. Na cabeça ainda ecoa a última frase dita pelos traficantes: "Perdeu, Mete o pé!"

Numa hora dessas de completa solidão e ausência do Estado, sair com vida é o único bem que se pode ter. Levar consigo seus familiares, mais ainda...

Agora resta saber, como as autoridades farão para devolver os imóveis para as famílias num futuro próximo ou longínquo Se a polícia anda mais corrupta nos tempos atuais, espera pra ver o quanto estão violentos os traficantes. Mutilam, esquartejam, fuzilam e executam pessoas sem a menor culpa, basta que queiram. O que é necessário para que os moradores da Covanca recuperem a dignidade?

Artigo em Destaque

EDITORIAL - O Brasil é perfeito para quem não teme o trabalho honesto

Temos que combater os esforços da mídia paga, que visa fazer as pessoas amarem mais o mal que o bem. Se você concorda leia, comente e compa...

Leia também: